Monitoramento da Água de Poços Artesianos – Resolução SS65
A Valesondas oferece um pacote completo de serviços para o gerenciamento e a implantação de sistema em comodato, fornecendo, bomba dosadora de cloro, tanque cilíndrico para armazenamento do hipoclorito, visitas técnicas de profissionais altamente qualificados e credenciados para coletas de água e atendendo as normas para consumo humano (sanitários, refeitórios, bebedouros, lavabos, etc).
Análise de Água:
Recolhimento de amostra de água para análise em laboratório, que é fundamental para:
- Testes de potabilidade da água que está sendo captada;
- Conhecimento de elementos que estejam em excesso, que podem estar restringindo a utilização do poço artesiano;
- Cumprir a exigência do DAEE, e obter requerimento da Outorga de Direito de Uso, além do monitoramento periódico que o órgão ambiental estipular;
- Cumprir as exigências da CETESB ou da Vigilância Sanitária.
Padrões de Análise de Água:
É de extrema importância que os padrões de análise de água, sejam executados por laboratórios credenciados pelo INMETRQ.
Atualmente, com as legislações vigentes (Portaria 2914 – Ministério da Saúde/ Resolução SS 65/2005 – Secretaria Estadual da Saúde, Portaria SMS 1.931/2009, Portaria MS 518/2004, Resolução Conjunta SMA/Serhs/Sés – 3) referentes ao sistema alternativo de abastecimento (poço tubular) do tipo I e II, levam o responsável legal do empreendimento onde existe um poço, a fornecer água com padrão determinados nestas legislações, enviar análises e documentos mensalmente para as Vigilâncias Sanitárias de seus municípios, e mantê-las em condição de consumo. Para tanto, oferecemos nossos conhecimentos e equipamentos para que isto ocorra a contento, e que o sistema de solução alternativa seja legalizado.
Apesar de sabermos que a água profunda apresenta-se protegida por centenas de metros de rocha e solo, além das proteções sanitárias instaladas nos poços, sabemos que algumas contaminações químicas introduzidas pela atividade do homem acabam atingindo profundidades consideráveis. Por isso, a legislação obriga o usuário da água a realizar análises semestrais conforme tabelas específicas da Portaria 2914 – MS, que conseguem determinar os limites aceitáveis de diversos compostos químicos nocivos à saúde do homem. Estas análises de águas subterrâneas são feitas constantemente por nossa equipe, sendo parte integrante dos trabalhos de monitoramento da qualidade de água. A Valesondas tem parceria com laboratório credenciado (ABNT NBR ISOMEC 17205/2005).
Mais Informações e Serviços Relacionados: